Sindautoescola.SP questiona Detran.SP sobre funcionalidade dos leitores biométricos de dedo vivo

Em ofício, Sindicato solicita posicionamento sobre os leitores biométricos de dedo-vivo implantados pelo Detran.SP no estado de SP.

Criado em 16/08/2019 — Atualizado em 16/08/2019

Em ofício, Sindicato solicita posicionamento sobre os leitores biométricos de dedo-vivo implantados pelo Detran.SP no estado de SP - Imagem: Rede Globo

O Sindautoescola.SP protocolou ofício nesta quinta-feira (15) destinado ao diretor-presidente do Detran.SP solicitando providências emergenciais do departamento de trânsito para coibir desvios de conduta praticados por Autoescolas/CFC’s e agentes de trânsito em todas as etapas dos processos de habilitação.

A medida partiu após o Detran.SP divulgar em suas redes sociais fiscalização realizada em autoescola da Grande SP que encontrou moldes de silicone para fraudar aulas práticas.

No ofício, o Sindicato chama atenção para o comunicado DH 06, de 2017, exigindo que as Autoescolas/CFC’s substituíssem seus leitores biométricos para scanners com uma nova tecnologia chamada de “captura de dedo vivo”.

Na época da implantação, o Detran.SP afirmou que a nova tecnologia ofereceria mais segurança contra fraudes na captura das digitais dos candidatos.

De uma coisa podemos ter certeza, o nosso setor, mais uma vez atendeu as exigências do Detran.SP com o objetivo de minimizar todo e qualquer desvio de conduta, porém, por razões que fogem ao nosso conhecimento, não sabemos o que está acontecendo.

+ Clique aqui e leia o Ofício DIPRE Nº 015/19

O Sindicato aguarda um posicionamento do Detran.SP para divulgar nos canais de comunicação com a categoria.