Detran.SP publica portaria autorizando CFCs a realizarem o exame teórico MONITORADO durante a pandemia

Exames teóricos monitorados poderão ser aplicados pelos CFCs "A" e "AB".

Criado em 15/08/2020 — Atualizado em 17/08/2020

Exames teóricos monitorados serão oferecidos pelas mesmas plataformas cadastradas nos termos da Portaria Detran.SP 148/20.

O Detran.SP publicou na edição deste sábado (15) do Diário Oficial a Portaria n° 162, de 14-8-2020, autorizando os CFCs “A” e “AB” a realizarem o exame teórico monitorado em suas dependências enquanto durar a emergência de saúde pública em decorrência da pandemia de coronavírus. Clique aqui e leia a Portaria Detran.SP nº 162/20 na íntegra.

"Além de representar um novo serviço para o setor, é mais uma alternativa para destravar os processos de habilitação neste momento de pandemia" – Magnelson Carlos de Souza

A portaria detalha também os procedimentos para que os CFCs “A” e “AB” solicitem a autorização junto ao Detran.SP para a aplicação do curso remoto e exame teórico monitorado. Veja a seguir os principais destaques da nova portaria.

A prova monitorada será aplicada pelos CFCs utilizando uma das plataformas cadastradas pelo Detran.SP nos termos da Portaria n° 148/20 (leia mais aqui).

O candidato poderá realizar o exame teórico no CFC onde concluiu o curso teórico ou em unidade do Poupatempo.

O banco de questões para o exame teórico será disponibilizado pela Escola Pública de Trânsito às empresas credenciadas.

O exame teórico monitorado vai seguir os mesmos procedimentos do exame teórico aplicado pelas unidades do Detran.SP, acrescentando apenas a validação biométrica facial de cada candidato.

O Detran.SP já repassou às empresas cadastradas todo o material necessário para a integração do ambiente de aplicação dos exames teóricos monitorados com o sistema e-CNHsp. O agendamento dos exames deve estar disponível nos próximos dias.