As Autoescolas/CFCs do estado de SP que efetuaram o recolhimento da taxa de emissão da CNH a partir desta sexta-feira (15) descobriram que não existe mais a opção de retirada da CNH nas unidades do Detran.SP. Agora, o envio das PPDs e CNHs será feito exclusivamente pelos Correios.

No momento de recolher a taxa, apenas a opção com postagem é exibida, o que acrescenta R$ 11,00 no valor da taxa, que agora é de R$ 96,00, totalizando R$ 107,00.

“Como se não bastasse o aumento de 100% no valor da taxa para emissão da CNH, agora nos deparamos com mais essa surpresa que é o envio das PPDs e CNHs somente via correios”, diz Magnelson Carlos de Souza, presidente do Sindicato. “Lamentamos mais uma vez a falta de comunicação adequada do Detran.SP com seus parceiros ao não informar com antecedência mais uma mudança que afeta diretamente o nosso setor e o cidadão”, conclui.

O Sindautoescola.SP já enviou Ofício à Secretaria da Fazenda e ao Detran.SP questionando a mudança e vai divulgar as manifestações dos órgãos, caso ocorra.

O Detran.SP informou que todas as taxas de emissão de PPD e CNH que foram pagas até 14/01/2021 (quinta-feira) continuarão sendo entregues nas unidades do Detran.SP.

O Sindicato recomenda que as Autoescolas/CFCs revisem seus contratos de prestação de serviço para deixar claro que a atribuição de emissão e entrega da CNH agora é exclusiva do estado e dos correios.