Na abertura da Semana Nacional de Trânsito, Sindicato recebe representantes do setor e presidente do Detran.SP

Sexta-feira foi marcada por homenagem emocionante, grandes debates entre representantes da categoria e manifestação do presidente do Detran.SP. Diretor de habilitação, Raul Vicentini, também esteve na reunião.

18/09/2020 00h00 - Atualizado em 18/09/2020 00h00

O Sindautoescola.SP promoveu nesta sexta-feira (18) a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2020. Para a ação, a diretoria do Sindicato se reuniu com diversos representantes regionais do setor para discutir sobre o atual momento do setor e planejar ações de futuro para o aprimoramento dos serviços das Autoescolas/CFCs.

Em um dia cheio, a reunião — que teve início às 10h — transcorreu ao longo do dia e foi marcada por diversos momentos de destaque: uma homenagem emocionante, grandes debates e a presença do diretor-presidente e do diretor de habilitação do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto e Raul Vicentini, respectivamente.

Veja a seguir um resumo da abertura da Semana Nacional de Trânsito 2020 do Sindicato.

A primeira parte da reunião

O presidente do Sindautoescola.SP, Magnelson Carlos de Souza, conduziu a primeira parte da reunião apresentando uma linha do tempo da quarentena e seus impactos para as autoescolas.

Foi abordada também a parceria entre Sindicato, Detran.SP e Sebrae-SP anunciada nesta quinta-feira (17) com a proposta de disponibilizar linha de crédito com taxa de juros de 0,35% ao mês para as empresas do setor (leia mais aqui).

Em seguida, ele fez uma breve explanação sobre todo as movimentações relacionadas ao setor, em especial a mais recente envolvendo o deputado Kim Kataguiri (DEM/SP) e seu projeto de lei que propõe o fim da frequência obrigatória nas autoescolas para obtenção da CNH.

Para finalizar, o presidente Magnelson apresentou diversos fatores que compõe a visão de futuro do Sindicato para as autoescolas diante da pandemia de coronavírus, que acelerou a evolução natural que vinha ocorrendo na sociedade, e de acontecimentos como a grande transformação que vem ocorrendo no Detran.SP. Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.

Homenagem emocionante

Um fato marcante ocorreu durante a reunião desta sexta-feira (18). O Sindautoescola.SP recebeu para uma homenagem a Senhora Vilma Arantes, esposa de Newton Arantes, o primeiro associado e um dos fundadores do Sindicato. Vilma aproveitou a oportunidade para entregar ao Sindicato a credencial de associado com o registro nº 001, datada de 1971.

Presidente do Sindicato segurando a primeira credencial de associado do Sindicato ao lado da Senhora Vilma Arantes.

Diretor-presidente do Detran.SP na reunião

O Sindautoescola.SP também recebeu na reunião o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, acompanhado do diretor de habilitação, Raul Vicentini.

Neto falou sobre o processo de transformação digital do Detran.SP e demonstrou sensibilidade com o atual momento de dificuldade das autoescolas para retomarem plenamente com suas atividades. De acordo com Neto, o Detran.SP vê as autoescolas como parceiras.

"O entendimento tem que ser o mesmo em todas as unidades do Detran.SP. O Detran.SP é um só. E já estamos trabalhando nisso", disse Neto.

Os representantes do setor presentes na reunião tiveram oportunidade de fazer breves manifestações e solicitações ao diretor-presidente do Detran.SP, que mostrou comprometimento em buscar um solução para tudo o que foi falado.

Segunda parte da reunião

Após a conversa com os representantes do Detran.SP, a reunião foi retomada com espaço para que todos os presentes fizessem suas manifestações sobre o atual momento da categoria.

Um grande debate teve início, sendo conduzido pelo vice-presidente do Sindicato, José Guedes Pereira. Muitos dos empresários presentes apresentaram diversas sugestões aos diretores do Sindicato, especialmente no que se refere a dificuldades no relacionamento com as unidades do Detran.SP/Poupatempo nessa retomada.

Manifestações como a da Mara Cristina Zitelli, de Araraquara, foram ainda mais incisivas ao alertar para o momento difícil do setor e a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa do Detran.SP nas autoescolas que cometem irregularidades.

Mara Cristina Zitelli, de Araraquara, chama atenção para o momento difícil da categoria

Campanha

A reunião foi finalizada com a apresentação da campanha "Autoescola Prepara Condutor Que" desenvolvida pela Feneauto, em conjunto com o Sindicato, para convidar as autoescolas a utilizarem a Semana Nacional de Trânsito para provocar debates em sala de aula (presencial ou remoto) e nas aulas práticas sobre o atual momento do trânsito brasileiro e necessidade de reverter os altos índices de acidentalidade e mortalidade nas vias públicas.

Todas as peças publicitárias estão disponíveis para download e ampla divulgação nas redes sociais. Clique aqui para baixar.