Associado Sindautoescola.SP, acesse sua área exclusiva agora mesmo.

Ainda não é associado? Clique aqui e associe-se agora mesmo.

CARO ASSOCIADO

O BOLETO DA CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVA DO SINDAUTOESCOLA.SP REFERENTE AO MÊS DE MARÇO COM O VENCIMENTO DIA 28/03/2024, JA ESTÁ DISPONIVEL.

CLIQUE E VISUALIZE

TRF4 rejeita ingresso de Autoescolas de SC em discussão sobre obrigatoriedade do simulador de direção

Autoescolas de Santa Catarina questionam obrigatoriedade do simulador de direção. Assunto se espalhou por todo o país e gerou questionamentos da categoria ao Sindautoescola.SP.

10/08/2018 00h00 - Atualizado em 10/08/2018 00h00

Sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Foto: divulgação)

A 2ª Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu ontem (9), por unanimidade, rejeitar o pedido de ingresso de 16 Centros de Formação de Condutores de Santa Catarina nas discussões sobre a obrigatoriedade do simulador de direção. Com a divulgação dessa ação, algumas Autoescolas/CFC’s de São Paulo enviaram questionamentos ao Sindautoescola.SP sobre possíveis mudanças na obrigatoriedade do simulador de direção.

O TRF4 já havia decidido anteriormente, em 2016/2017, uniformizar o entendimento de que é legal a exigência de aulas em simulador de direção veicular para os candidatos à obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O caso teve origem em ação movida por um CFC de Curitiba (PR) contra a União pedindo o reconhecimento da ilegalidade da Resolução nº 543/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que instituiu o simulador veicular. O autor alegava que teria ocorrido extrapolação do poder regulamentar.

“Entendo, à vista do que claramente resulta dos preceitos normativos, que o cumprimento das horas/aula em simulador de direção veicular representa fase prévia à prestação do exame de prática de direção veicular, compreendida na etapa de aprendizado ou formação mediante o cumprimento de carga horária de aulas práticas”, escreveu a desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler em seu voto.

– Clique aqui para a ata da sessão

Leia mais sobre

simulador