Associado Sindautoescola.SP, acesse sua área exclusiva agora mesmo.

Ainda não é associado? Clique aqui e associe-se agora mesmo.

EXCLUSIVO PARA VOCÊ ASSOCIADO

Mantenha sua condição como associado.

O boleto da contribuição associativa referente ao mês de abril/2024 está disponível. Clique aqui e recolha sua contribuição.

CLIQUE AQUI!

Retomada: Sindautoescola.SP se reúne com novo diretor-presidente do Detran.SP

Diretores do Sindicato pediram retomada urgente de todos os serviços do setor. Novo diretor estuda transferir serviços do Detran.SP para as Autoescolas/CFC’s durante a pandemia.

09/07/2020 00h00 - Atualizado em 09/07/2020 00h00

Retomada: Sindautoescola.SP se reúne com novo diretor-presidente do Detran.SP
Reunião com novo diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, para tratar da retomada urgente das Autoescolas/CFC's

O Sindautoescola.SP se reuniu nesta quinta-feira (9) com o novo diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, na sede do órgão para tratar sobre a retomada das atividades das Autoescolas/CFC’s e Detran.SP em todo o estado de SP. O setor caminha para quase 120 dias de paralisação por conta da pandemia do coronavírus.

Os diretores do Sindicato entregaram ao novo diretor um Ofício contendo assuntos de caráter emergencial relacionados a retomada dos serviços das Autoescolas/CFC’s. Confira a seguir os principais destaques da reunião entre Sindicato e Detran.SP.

Saldo da reunião

Para os diretores do Sindicato o encontro, que serviu para apresentar a entidade ao novo diretor do Detran.SP e pedir a retomada urgente dos serviços da categoria, foi considerado positivo. “Ele é um gestor antenado com as tendências e em como aplicá-las nos serviços prestados pelo Detran.SP e se mostrou interessado em buscar alternativas que possam viabilizar a retorno dos serviços das autoescolas”, diz Magnelson Carlos de Souza, presidente do Sindicato.

Curso remoto

As empresas cadastradas para oferecem a plataforma do curso remoto estão em fase final de testes e integração com a Prodesp. De acordo com Neto, a expectativa é que as Autoescolas/CFC's “A” e “AB” consigam iniciar o curso remoto na próxima semana.

Exames teóricos

Segundo Neto, não há uma previsão exata para retomada dos exames teóricos da forma como era feito antes da quarentena, presencial nas unidades do Detran.SP. Contudo, ele sinalizou para a possibilidade de atribuir – excepcionalmente durante a pandemia – a realização dos exames teóricos de primeira habilitação às Autoescolas/CFC's autorizadas para a realização das provas eletrônicas monitoradas.

Essa decisão e autorização depende do governo de SP. O Sindicato vai monitorar de perto o andamento dessa possibilidade. “Com os mecanismos necessários e corretos de segurança acreditamos, sim, que os CFCs podem realizar o exame teórico. Além disso seria mais uma decisão acertada para preservar o cidadão em um momento de isolamento social e mais um serviço a disposição dessas empresas”, afirma Magnelson Carlos de Souza.

Exames práticos

O Detran.SP não enxerga impedimentos para o retorno dos exames práticos dos alunos já matriculados. No entanto, aguarda a autorização do governo de SP para o retorno desses exames.

Abertura de novos processos

Semelhante aos exames teóricos, a abertura de novos processos de habilitação (pré-cadastro) não deve retornar da maneira como era feito antes da quarentena. O Detran.SP estuda utilizar plataformas de dados online do governo de SP ou até mesmo repassar essa atribuição às Autoescolas/CFC's.

Documentos parados no Detran.SP

Deve começar na próxima o sistema drive thru nas unidades do Detran.SP para a retirada dos documentos (PPDs e CNHs) que estão parados por conta do fechamento das unidades. Para Neto, o sistema de entrega dos documentos poderá ser realizado mesmo nas cidades que funcionam apenas com os serviços essenciais (fase 1).

“Embora isso tudo tenha sido tratado apenas num primeiro encontro com o novo diretor-presidente do Detran.SP, o saldo dessa reunião é positivo e nos mostra que teremos um canal de diálogo aberto com o órgão de trânsito e governo estadual no sentido de encontrar alternativas para a retomada de nossas atividades o mais rápido possível” – Magnelson Carlos de Souza

Diante dessas informações obtidas na reunião, o Sindicato vai continuar em tratativas com o Detran.SP para viabilizar o retorno das atividades do setor o mais rápido possível e acompanhar a evolução dos tópicos abordados na reunião. O diretor-presidente do Detran.SP afirmou que vai responder o ofício do Sindicato com as demandas tratadas na reunião no início da próxima semana.

As informações serão divulgadas no Facebook, Instagram e WhatsApp.

Leia mais sobre

retomada detran prodesp