COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS)

Leia todas as informações publicadas pelo Portal Sindautoescola.SP relacionadas a crise causada pelo Covid-19 (novo coronavírus).

NOTA DE REPÚDIO: fiscalização do Detran.SP passa dos limites em autoescola da capital paulista

Repercussão de vídeos flagrando comportamento abusivo de agentes do Detran.SP vai contra o que o próprio órgão recomenda em ações de fiscalização.

Criado em 24/01/2020 — Atualizado em 24/01/2020

Repercussão de vídeos flagrando comportamento abusivo de agente do Detran.SP vai contra o que o próprio órgão recomenda em ações de fiscalização.

O Sindautoescola.SP manifesta repúdio ao comportamento abusivo dos agentes de trânsito do Detran.SP durante fiscalização realizada em Autoescola da capital paulista nesta quinta-feira (23). Funcionários da empresa filmaram o ocorrido e os vídeos logos tomaram conta dos grupos de WhatsApp.

Com a repercussão negativa dessa ação por parte de agentes do Detran.SP, as fiscalizações em Autoescolas voltam a ser tema de discussão no setor. “O comportamento incomum dos agentes retratados no vídeo vai totalmente contra o que o próprio Detran.SP recomenda, que é uma ação cortês do fiscalizador”, comenta Magnelson Carlos de Souza, presidente do Sindicato.

Em abril de 2018, após um trabalho conjunto entre Sindicato e Detran.SP, foi publicado no Portal Sindautoescola.SP um guia contendo informações importante para as Autoescolas/CFC’s estarem preparadas para receber a fiscalização do Detran.SP (leia mais aqui).

“Lamentavelmente, o trabalho que fizemos em parceria com o Detran.SP para desmistificar a imagem de ‘terror’ ou mesmo de abuso de autoridade nas fiscalizações perde força com o fato ocorrido nesta quinta, uma vez que o próprio departamento defende um comportamento amistoso e cortês durante a fiscalização” – Magnelson Carlos de Souza.

O Sindautoescola.SP fará representação junto ao Detran.SP questionando a ação arbitrária dos agentes em questão e solicitar ações urgentes para coibir novas atitudes como essa. “Não somos contrários a fiscalização, que tem o propósito legitimo de buscar possíveis irregularidades nas bancas de exame e nas empresas, no entanto, os agentes de trânsito não podem abusar de sua autoridade e muito menos intimidar os profissionais da autoescola. Não aceitaremos isso”, completa o presidente do Sindicato.

Em respeito a Autoescola/CFC fiscalizada, o Sindautoescola.SP não divulgará os vídeos compartilhados nas mídias sociais.

A espera de um milagre... do Governo Federal!

Embora pareça que o Governo Federal tenha olhos apenas para os caminhoneiros e trabalhadores informais, esperamos uma ação do poder executivo que preserve um dos setores que mais contribui para o País.