• Nossa equipe está atuando em home office
  • (11) 97268-1366 (11) 94483-7541

COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS)

Leia todas as informações publicadas pelo Portal Sindautoescola.SP relacionadas a crise causada pelo Covid-19 (novo coronavírus).

Manifestações ou carreatas neste momento podem não ter o efeito esperado para o nosso setor

Sindautoescola.SP vem recebendo informações de que carreatas para o retorno às atividades estão sendo organizadas por Autoescolas/CFC’s do estado de SP.

Por Magnelson Carlos de Souza
Criado em 02/05/2020 — Atualizado em 02/05/2020

As Autoescolas/CFC’s caminham para quase 45 dias com suas portas fechadas, e isso vem gerando efeitos devastadores para todo o setor. E isso vale para todo o país. O motivo, a pandemia de coronavírus que cresce no estado de SP e, por consequência, o Governo vem estendendo o período de quarentena. A última prorrogação anunciada vai até 10 de maio.

Para minimizar os estragos causados por uma paralisação como essa, o governo federal aprovou a Medida Provisória 936/20 que permitiu a redução do salário e jornada de trabalho ou ainda a suspensão do contrato de trabalho, e agora o setor aguarda a sansão presidencial do Projeto de Lei 1282/20 que cria uma linha de crédito para as microempresas, o que contemplaria as Autoescolas/CFC’s.

Ao mesmo tempo, o Sindautoescola.SP tomou conhecimento e está acompanhando de perto movimentações da categoria, especialmente na capital paulista, onde vem sendo organizadas petições públicas online e no WhatsApp a criação de grupos para a realização de manifestações e carreatas para defender o retorno às atividades das Autoescolas/CFC’s. Nos chama a atenção que nos grupos de WhatsApp constam o nome das Autoescolas/CFC’s envolvidas e a quantidade de veículos para essas carreatas.

Será que o proprietário de uma Autoescolas/CFC conhece os efeitos que isso pode causar junto à opinião pública, mídias e autoridades?

O Brasil vive um momento de grave instabilidade política, principalmente entre o Governo Federal e o Governo de SP, por isso, não nos parece razoável tomar partido neste momento. O único compromisso do Sindautoescola.SP está voltado exclusivamente ao retorno das atividades das Autoescolas/CFC’s e da economia como um todo.

Sabemos do momento difícil do ponto de vista econômico para nossas empresas tendo em vista uma paralisação tão longa e sem perspectivas visíveis de retorno. O Sindautoescola.SP já enviou diversos ofícios e manifestações ao Governo de SP solicitando uma retomada, ainda que parcial e respeitando todos os protocolos de saúde, para as Autoescolas/CFC’s. Existe uma expectativa para um possível retorno no dia 11 de maio, porém ainda estamos aguardando posicionamento do Detran.SP e do Governo Estadual.

Manifestações e carreatas num momento de pandemia global podem ter um efeito negativo junto a sociedade e as autoridades competentes, indo na contramão do que realmente se almeja com essas ações. Podemos expor apenas nosso interesse comercial, que é legitimo, porém pode não ser o ideal para o momento.

Mais uma vez, como estamos fazendo desde o início dessa crise que atravessamos, pedimos cautela na tomada de decisão dos empresários do setor. Esperamos que neste mês de maio o setor retome suas atividades como um todo, ou seja, Autoescolas/CFC’s, Detran.SP e as clínicas de exame de aptidão física e mental e de avaliação psicológica, para que os processos de habilitação possam ser iniciados e concluídos integralmente.

O Sindautoescola.SP vai continuar trabalhando ativamente para representar as Autoescolas/CFC’s do estado de SP e buscar a retomada de nossas atividades.

Governo propõe retomada consciente. E o Detran.SP?!

Governo de SP anuncia retomada gradual das atividades; Sindicato e Autoescolas/CFC’s aguardam, em todo o estado de SP, manifestação do Detran.SP; MP 936/2020 pode ser prorrogada.