Mesmo com a emissão automática do certificado, ainda é preciso finalizar o curso teórico dos candidatos no sistema e-CNHsp

Questionamos a Prodesp para saber se ainda é necessário finalizar o curso teórico dos candidatos à primeira habilitação no sistema, já que hoje o certificado fica disponível automaticamente para consulta.

Criado em 10/08/2018 — Atualizado em 13/08/2018

Algumas Autoescolas/CFC’s enviaram para o Sindicato o seguinte questionamento: “Hoje, no sistema e-CNHsp, o certificado de conclusão do curso teórico de primeira habilitação fica disponível para consulta assim que o aluno finaliza a última aula. Eu ainda preciso finalizar o curso do aluno no sistema?”.

Consultamos a Prodesp, empresa que gerencia o sistema do Detran-SP, para apurar se ainda é preciso ou não finalizar o curso teórico dos candidatos, agora que está disponível a emissão automática do certificado. Segundo representante da empresa, a finalização do curso é exigida somente na geração do certificado. Com a entrada do certificado automático o processo de finalização de curso não foi alterado. O sistema permite a consulta do certificado gerado automaticamente sem a finalização.

No entanto, essa funcionalidade de gerar o certificado automaticamente ao término da última aula do candidato possui algumas exceções. O certificado não será emitido quando a última aula foi aplicada pelo diretor sem perfil de Instrutor e quando o instrutor que ministrou a última aula, não trabalha mais no CFC, antes que o certificado fosse gerado.

e-cnh